A Importante Relação entre Obesidade e Saúde Mental

A-Importante-Relacao-entre-Obesidade-e-Saude-Mental

Você Sabia Que Obesidade e Saúde Mental Têm Relação? Sim, a obesidade, definida como doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS), está diretamente ligada ao acúmulo de gordura no corpo. Além de afetar a saúde física, causando doenças como problemas cardíacos e diabetes, a obesidade também pode influenciar ou ser influenciada por problemas psicológicos.

Dados Relevantes Sobre a Obesidade

De acordo com o site Saúde Não Se Pesa, cerca de 18,9% dos adultos nas capitais brasileiras enfrentam problemas relacionados ao peso. Além disso, impressionantes 74% dos óbitos no Brasil estão associados à obesidade. Globalmente, mais de 1,9 bilhão de pessoas estão com sobrepeso, conforme dados da OMS.

A Relação da Obesidade com a Saúde Mental

A Dra. Marlene Buzzi, psicóloga da Psicologia Viva, destaca que a relação entre obesidade e saúde mental é complexa, influenciada por vários fatores. Questões genéticas, psicológicas, sociais, culturais e ambientais, juntamente com hábitos como dietas ricas em calorias, estilo de vida sedentário e estresse, podem contribuir para o desenvolvimento da obesidade. Por sua vez, problemas de saúde mental, como estresse, ansiedade e depressão, podem levar a comportamentos alimentares inadequados, contribuindo para o ganho de peso e, consequentemente, para a obesidade.

Doenças Relacionadas à Obesidade

Além das complicações físicas como diabetes tipo 2, pressão alta e aumento do colesterol, a obesidade está associada a diversos problemas de saúde mental, incluindo distúrbios alimentares, ansiedade, depressão, abuso de substâncias, estresse crônico e baixa autoestima.

Obesidade, Depressão e Ansiedade

Estudos sugerem uma relação bidirecional entre obesidade e depressão, com ambos aumentando o risco um do outro. Além disso, a ansiedade também está fortemente ligada à obesidade, influenciada pela liberação de hormônios como o cortisol (associado ao estresse) e a serotonina (relacionada ao bem-estar). Pessoas ansiosas podem recorrer à comida como forma de lidar com emoções negativas, levando à compulsão alimentar e ao ganho de peso. 

Metade dos distúrbios mentais se manifestam aos 14 anos, sendo muitos casos subdiagnosticados e não tratados, conforme alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS). É vital que pais e educadores estejam atentos aos primeiros sinais e sintomas, pois o não tratamento durante a adolescência acarreta sérias consequências na vida adulta. Os Desafios da A...

Sentir aquele frio na barriga antes de uma apresentação ou perceber as mãos suando em uma entrevista de emprego são reações comuns e até normais diante de determinadas situações. Afinal, a ansiedade é uma reação biológica de todo ser humano em momentos de perigo e ameaça. No entanto, quando essa sensação evolui para falta de ar persistente, insônia...

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro dos conteúdos mais relevantes sobre saúde do corpo e da mente!

Please fill the required field.

Cuide da Sua Saúde 

A MPO Saúde oferece soluções completas para cuidar tanto da sua saúde física quanto mental. 
Conheça nossos planos e serviços especializados.